segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Immanuel Kant




Hoje irei falar um pouco sobre o grande filosofo Immanuel Kant. Fundador da filosofia crítica, Kant nasceu em Königsberg na Prússia em 22 de Abril de 1724 e morreu em  Königsberg no dia 12 de Fevereiro de 1804.
O que irá interessar nesse artigo não será a vida de Immanuel Kant, mas antes suas principais teorias e pensamentos. Há dois assuntos que irei expôr aqui sobre Kant, uma será sobre suas críticas, que são as críticas a "Razão pura teórica" e as críticas a "Razão Prática (Moral)", e sua teoria sobre a "Ausência dos Sonhos".
Conheceremos então a crítica a Razão pura teórica.
Para que primeiro possamos entender essa crítica, temos que voltar um pouco no tempo. voltemos então ao período socrático (A.C). Os filósofos Socráticos ( Sócrates, Platão, Aristóteles), pautavam suas ideias no que podemos chamar de "ideias da Metafísica tradicional", ou seja, acreditavam eles nas dimensões que são as ideias de "Deus, de Alma e de mundo".
Para Kant, essas ideias de Deus, de Alma e de mundo são ideias pensadas, mas não são realidades conhecidas. Ou seja, para Kant os Metafísicos Socráticos equivocaram-se por achar que as ideias de mundo, de alma e de Deus, por serem ideias pensadas, pudessem ser objetos de conhecimentos. Para Kant, "Quem conhece o real é a ciência". Somente os fenômenos podem ser realmente conhecidos.

O que eu achei interessante em Kant, mesmo com essa ideia, foi sua capacidade de contrapôr seu próprio pensamento sobre os Metafísicos, em sua teoria sobre a moral, que é apresentada na Crítica a Razão Prática.

Para Kant, a moral se impunha ao homem como uma força universal. Assim como a ciência, a moral não impõe-se por necessidades psicológicas, culturais ou sociais, mas sim por uma exigência transcendental na qual constituem a própria estrutura de todos os homens ( A essência).
Por exemplo: é proibido matar o próximo, não divido a leis ou por respeito ao próximo, mas por uma força interna que nos exige bondade. 
Essa essência que nos exige bondade foi dada como a "Moral".

Agora você perguntaria, o que lhe interessou tanto assim em Kant?

O que me interessou em Kant foi a seguinte frase:


  • "Para Kant, o fato de o homem ser um ente MORAL, demonstra a existência de  MUNDO, de ALMA e de DEUS".
Ou seja, o que ele "destruiu" na crítica a razão pura ( falo destruiu, por que Kant era um homem religioso e ter criticado às ideias de Deus, de Alma e de Mundo, foi difícil para aqueles que sabiam de sua religiosidade ), ele conseguiu construir na crítica a Razão Prática.

Em outra ocasião, falou Kant sobre os sonhos.

Para Kant, deveria ocorrer um movimento enquanto o indivíduo dorme, para assim, poder existir vida. Kant desencadeou esses movimentos aos sonhos. Ou seja, o sonho era essencial para que houvesse um movimento na vigília, para que o indivíduo não ficasse em completo sono, seus órgãos viessem a parar e ele chegasse então a morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário